Quem Sou
Quem é o Padre Gilson e qual a missão da CresapApresentação
Pe. Gilson de Oliveira Filho
Gilson de Oliveira Filho, conhecido como Padre Gilson, é uma forte liderança comunitária, reconhecido por toda a região metropolitana de Belo Horizonte.
Atualmente, preside a Comunidade Renovada Santo Antônio de Pádua – Cresap, instituição que desenvolve trabalhos missionários em todo o Brasil e oferece em sua sede, em Belo Horizonte/MG, atendimentos com profissionais nas áreas de medicina, psicologia e assistência social; além de desenvolver diversos projetos de evangelização e ação social, com cadastro junto aos conselhos municipais, como o Projeto Bartimeu, que leva alimento para a população de rua da RMBH, e o Projeto Comida para Todos, que consiste em distribuição de cestas básicas para famílias carentes.
Pe. Gilson é também fundador e presidente da Ação Social Novo Israel, que funciona no Morro Alto, onde hoje reside com mais de 20 pessoas que se encontram sobre a guarda dele, provenientes de situações de vulnerabilidade e risco social. Algumas crianças encaminhadas por Conselhos Tutelares foram oficialmente adotadas por ele.
Preside ainda o Clube da Amizade, associação civil sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, de saúde, religioso, assistencial, desportivo e de lazer, que oferece palestras e atividades às pessoas da terceira idade – aulas de ginástica, dança e instrumentos musicais, além de cursos de informática, inglês, francês e espanhol.
Padre Gilson também atua junto à Terra da Sobriedade, Associação de Atenção à Dependência Química, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com equipe multidisciplinar de voluntários e profissionais que trabalham para a construção de soluções preventivas e de reabilitação relacionadas ao uso indevido de tabaco, álcool e outras drogas, voltadas para crianças, adolescentes, adultos, famílias, escolas, empresas e instituições públicas.
Padre Gilson é bem participativo na Arquidiocese de Belo Horizonte, celebrando em paróquias e em diversas comunidades, além de instituições públicas, como o Tribunal de Contas de MG, Tribunal de Justiça de MG, Assembleia Legislativa de MG, Câmara Municipal de BH e Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, sede oficial do governo do Estado de MG.
É uma liderança dentro da Renovação Carismática – RCC Minas e já atuou como apresentador na Rádio América AM 750 e na TV Horizonte.
“O Espírito do Senhor repousa sobre mim porque o Senhor me consagrou pela unção; enviou-me a levar a boa nova.”
(Is 61,1)
História
Padre Gilson tem sua origem em uma família simples, sendo o primeiro de quatro filhos do casal Ilson e Geralda.
Ilson, nascido em Lima Duarte, e Geralda, em Simão Pereira, se encontraram em Juiz de Fora, ele mecânico e ela empregada doméstica.
O início da vida do casal foi muito difícil financeiramente. Por isso, Gilson Filho nasceu no porão de seus avós paternos. Logo depois, nasceram as irmãs Gilcléia e Gilda e alguns anos mais tarde a caçula Gilsara.
A família, agora estabelecida, se pauta na convivência familiar que vai marcar a personalidade do então Padre Gilson.
Sacerdócio
Antes de optar pela vida sacerdotal, Padre Gilson estudou no bairro Vila Ideal, mais tarde no Colégio Técnico Universitário, onde iniciou o curso de eletrotécnica, e depois passou pelo 10º Batalhão de Infantaria.
Sua caminhada religiosa começou no Convento Seráfico Santo Antônio em Santos Dumont, onde ingressou como aspirante franciscano e permaneceu por oito anos. Mais tarde, tornou-se depois seminarista diocesano e então foi ordenado sacerdote em 14 de março de 1998, com o lema “E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência. (Jeremias 3,15).
Enquanto diocesano, sua experiência começou, ainda seminarista, em São José da Lapa/MG, em 1994, seguindo depois, já como diácono, para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Morro Alto, onde permaneceu por 18 anos.
Com forte atuação junto à Renovação Carismática Católica, tornou-se uma liderança, sendo também hoje um pregador de nível nacional.
Não se pode pensar nesse caminho sem a presença de seu amigo e irmão Padre Sérgio Luiz e Silva e, mais tarde, de Padre Vanderci Coelho de Oliveira.
Hoje atuando na Arquidiocese de Belo Horizonte, seu ministério tem sido referência, o Pe. Gilson afirma ser mais uma responsabilidade do que uma graça.