O MGTV vai mostrar exemplos de doação e de solidariedade em Vespasiano , na região metropolitana. Os repórteres Francisco Peixoto e Luisa Torres foram conhecer uma comunidade que recebe principalmente crianças, no bairro Morro Alto.
A instituição começou a funcionar há 13 anos, graças ao trabalho de um religioso preocupado com a condição social do lugar.
O dia começa e cada um vai logo cuidar dos afazeres. As crianças arrumam a cama, ajudam na limpeza, cuidam da horta. Depois disso, a melhor parte: a da brincadeira. Basta um pouco de imaginação e pronto, um campinho de futebol está no jeito. Já as meninas…
A história da Comunidade Novo Israel vem lá de trás, há 13 anos, quando padre Gilson havia acabado de se mudar para o bairro Morro Alto, em Vespasiano. Hoje, 60 crianças e jovens moram ano local. E pensar que tudo começou com um pedaço de chocolate.
E aí veio o pedido de uma mãe: criar os filhos gêmeos que tinham acabado de nascer. O padre conta que começou a acolher crianças e até famílias. Ana veio com o marido e os filhos em busca de ajuda.
Tudo aqui é fruto de doação. A nova casa, os alimentos, preparados por Renato e Márcia, voluntários que doam tempo e trabalho. Mas ainda é preciso mais.
A comunidade busca a independência dos jovens por meio da educação. Claudio chegou com 15 anos. Hoje, aos 23 estuda enfermagem. Mas pelo menos, por enquanto, não pensa em ir embora.
Quem quiser ajudar a Comunidade Novo Israel pode ligar para (31) 3621-6405, das 7h às 17h. O endereço é MG-10, km 17, Morro Alto.